PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 42626 > TECNOLOGIA AEROESPACIAL FAB PARTICIPA COM PROJETOS ESPACIAIS NA 4ª EDIçãO DA SPACEBR SHOW

TECNOLOGIA AEROESPACIAL

FAB participa com projetos espaciais na 4ª edição da SpaceBR Show

Publicado: 2024-05-24 10:40:19
O evento reuniu especialistas na área de tecnologia aeroespacial para debater tendências e oportunidades para o setor espacial

Entre os dias 21 e 23/05, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou da 4ª edição do SpaceBr Show em São Paulo (SP). O evento reuniu especialistas na área de tecnologia aeroespacial para debater tendências e oportunidades regionais e globais para toda a cadeia produtiva do setor espacial, formada por empresas e instituições que atuam com veículos lançadores, satélites e na prestação de serviços em geral.

Como referência no setor aeroespacial mundial, a FAB levou para a feira seus principais projetos estratégicos, como os vetores VSB-30, VS-30 bem como os satélites ITASAT-2 e SPORT.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitou a feira acompanhando por Oficiais do Alto-Comando e destacou a importância do evento para a Força Aérea Brasileira (FAB). “O mais importante que eu vejo é que de um ano para outro a evolução foi muito grande na área espacial. Isso  mostra que nós, militares ligados à parte espacial, temos muito a construir com a sociedade civil, com a indústria nacional, principalmente nessa relação da tríplice hélice: o governo, a academia e a indústria”, ressaltou. 

A SpaceBR Show é realizada anualmente e visa mostrar o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial para a comunidade da América Latina. Para isso, o evento vai conectar empresas privadas, governo, universidades, institutos de pesquisa, startups, investidores e usuários das soluções que vêm do espaço.

De acordo com o Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER),  Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira,  é de suma importância o envolvimento da FAB no Programa Espacial Brasileiro. “A complementaridade entre as ações civis e as ações de defesa são fundamentais para o sucesso do Programa Espacial Brasileiro. A FAB tem a liderança em algumas áreas, como o lançamento, o próprio desenvolvimento de veículos lançadores e controle espacial. E a iniciativa civil tem a liderança em outros aspectos como a produção de satélites, a pesquisa e a inovação”, salientou. 

Fotos: Tenentes Alana e Marina/ CECOMSAER